31 3353.4257 | 98417.4502

TERAPIA OCUPACIONAL

Você conhece a Terapia Ocupacional no Lar Maria Clara?

A Terapia Ocupacional é uma profissão que faz parte da área da saúde. O terapeuta ocupacional atua no desempenho ocupacional e na promoção da qualidade de vida e bem estar, através da habilitação ou reabilitação do indivíduo, para o exercício dos papéis, tarefas e atividades que tenham significado no seu dia-a-dia e que definem suas vidas.

Atuando em todas as faixas etárias, esse profissional auxilia também na manutenção de direitos e papéis sociais, promovendo independência, autonomia e qualidade de vida através da execução de atividades ou ocupações que envolvem todas as áreas da vida das pessoas.

Assim, são exemplos de ocupações as atividades básicas de vida diária como o autocuidado, tomar banho, vestir-se, despir-se e se alimentar, as atividades instrumentais de vida diária como fazer compras, utilizar o transporte público e administrar o próprio dinheiro, além das atividades de lazer, as produtivas como o trabalho e as atividades espirituais.

No Lar Maria Clara, a Terapia Ocupacional contribui para promover e incrementar a autonomia e a independência do idoso. O residente é incentivado e encorajado a continuar fazendo planos, ter ambições e aspirações. Além disso, o profissional promove relações interpessoais, socialização e estimulação cognitiva, física e sensorial.

Desse modo, o terapeuta ocupacional tem um papel fundamental nesta etapa da vida, pois tem a capacidade de trazer mais cores aos dias cinzentos e promover a qualidade de vida em um momento tão único: o envelhecimento!

Ellen Andrade – Terapeuta Ocupacional – CREFITO 4/3850

plugins premium WordPress