31 3353.4257 | 98417.4502

ENFERMAGEM

Você sabe qual a importância da enfermagem na saúde do idoso?

Quando falamos no atendimento ao idoso, temos que ressaltar a importância de uma equipe multidisciplinar composta por diversos profissionais, dentre eles o profissional de enfermagem, graduado, pertencente a área da saúde. De acordo com a Lei 7498/86, que regulamenta o exercício profissional, no seu artigo 11, inciso I, encontra-se como atividade privativa do enfermeiro o planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação do serviço de enfermagem. Onde houver trabalhador de enfermagem de nível médio/técnico e outros profissionais que realizam o cuidado, há necessidade de uma enfermeira ou enfermeiro para liderar e direcionar a equipe sempre com amor, dedicação e empenho.

A atuação do enfermeiro em uma ILPI não tem como ser algo isolado, sendo de extrema importância o envolvimento de uma equipe multidisciplinar. É importante e necessário para esta atuação que ele conheça o processo de envelhecimento de modo a orientar e acompanhar a equipe multiprofissional para atender integralmente as necessidades do idoso, mantendo ao máximo sua autonomia e independência. Além disso, capacitar os cuidadores para executar os cuidados à pessoa idosa com ética, sensibilidade, responsabilidade e olhar humanizado, cabendo ao enfermeiro realizar os cuidados de maior complexidade e que exigem maior conhecimento técnico e científico.

Juntamente com sua equipe, desenvolve as atividades à pessoa idosa, por meio de um processo de cuidar, que consiste em observá-la integralmente, considerando tanto suas necessidades físicas e biológicas, como os aspectos biopsicossociais, emocionais e espirituais. Essa concepção de cuidar prevê a interação das multidimensões com a pessoa idosa para promover um viver saudável e ativo, por meio da utilização das capacidades e condições de saúde do idoso, visando ao seu contínuo desenvolvimento pessoal de forma a estimular sua autonomia.

RT – Responsável Técnica
Carla Patrícia Moura Giffoni

plugins premium WordPress