Entenda como é o fluxo para admissão de idosos(as) no Lar Maria Clara
As Conferências Vicentinas realizam acompanhamento da família e, quando é observada a necessidade de institucionalização, preenche a Ficha de Sindicância (modelo padrão) e envia para a Instituição. Essa ficha de sindicância é enviada para a Gestão de Acolhimento Institucional (GAI) de Contagem, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social, conforme estabelece o Termo de Colaboração de parceria entre a Instituição e o município. Compete a GAI realizar o estudo social e encaminhar a família para a Assistência Social do município. Ainda assim, a institucionalização somente ocorrerá após esgotar todas as possibilidades da convivência familiar.
O Lar, por se tratar de uma Instituição de Longa Permanência (ILPI) filantrópica, tem como público-alvo para admissão o seguinte perfil: idosos(as) a partir dos 60 anos, moradores do município de Contagem, em situação de vulnerabilidade social tendo seus direitos violados, em situação de abandono e sem nenhum membro familiar que seja a sua rede de apoio. Esses são os principais requisitos para o aceite na Instituição.
Nosso limite de atendimento são 60 idosos, sendo o agrupamento de 27 homens e 33 mulheres. Compete ao Lar, após definição conjunta entre Instituição e Secretaria de Desenvolvimento Social, informar à Conferência Vicentina e demais interessados o deferimento ou indeferimento da vaga solicitada pelo setor de Serviço Social da nossa Instituição. E, quando a vaga é disponibilizada, uma equipe composta por profissionais do Lar e da diretoria fazem uma última sindicância onde se encontra o/a idoso/a para análise do perfil do/a candidato/a com o perfil do atendimento da Instituição e orientações para a institucionalização.
Esse é todo o fluxo e condições imprescindíveis para a entrada e permanência do idoso(a) em nossa Instituição. Portanto, fique atento! Apenas os profissionais credenciados pelo Lar têm a autorização para entrar em contato e tratar sobre vagas. E, em nenhuma hipótese, será cobrado valor financeiro ou de qualquer outra natureza nesse processo de admissão. Caso isso aconteça, denuncie!
Divulgue, compartilhe essa publicação com os seus amigos!