O Serviço Social na Lar é pautado pelo respeito e incentivo ao protagonismo da pessoa idosa, principalmente na construção da sua autonomia, liberdade e cidadania.
Esse trabalho começa antes da admissão do idoso, com o resgate de sua história de vida, e depois é realizado em duas dimensões: uma delas é com atendimentos individuais através da escuta e da realização de ações que promovam o resgate e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. A outra dimensão se dá na execução de atividades mais burocráticas como confecção de relatórios, laudos e pareceres; realização de estudos socioeconômicos para fins de aquisição de benefícios e serviços sociais; realização de visitas domiciliares e institucionais; articulação com a rede socioassistencial, visando a efetivação dos direitos sociais, civis e políticos dos idosos.
Nesse período de pandemia foi preciso se reinventar para evitar a exclusão social dos idosos, e foi realizada, por exemplo, uma vídeo chamada para a residente Tita rever familiares que residem no exterior. O contato se deu após a idosa relatar em atendimento individual que sentia saudades da filha que reside na Itália. Durante a chamada as duas se emocionaram! Este trabalho de fortalecimento de vínculos é realizado semanalmente.
O convívio familiar e comunitário desperta nos idosos o sentimento de pertencimento, de ainda serem amados apesar da institucionalização, por outro lado, eles também se preocupam em saber como está a família. Trabalhar o resgate ou fortalecimento dos vínculos possibilita o resgate do direito à família.
Daniela Francisca Cotta dos Santos – Assistente Social – CRESS 25769
Terça e quinta-feira: Das 14h as 16h
Sábado, Domingo e feriado: Das 14h as 17h
Terça e quinta-feira: Das 14h as 16h
Sábado, Domingo e feriado: Das 14h as 17h
© 2021
WhatsApp us