QUEM SOMOS
Um pouco
de história
A história do Lar Maria Clara começa em 1927, em Contagem, com a doação do terreno pela senhora Maria Clara de Jesus, que fundou a Vila Vicentina.
A Vila foi crescendo e teve sua primeira ampliação na década de 50, passando a se chamar Asilo São Vicente de Paulo. Em 1996, ganhou o nome atual: Lar Maria Clara. e completa em 2021 seus 94 anos de fundação!
Com o passar dos anos e sua consolidação na comunidade de Contagem, o Lar Maria Clara organizou sua gestão sendo administrado por diretores voluntários e desde então é uma obra vinculada à SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo.
Inspirado por seu amor a Deus e aos pobres
SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO - Muitas obras de amor e caridade
A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de caridade. Foi criada em 23 de abril de 1833, em Paris, na França, por um grupo de 6 jovens universitários católicos e um senhor mais velho, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros. Rapidamente, a Sociedade espalhou-se pelo mundo e já está presente em 150 países. Internacionalmente, a Sociedade é membro da Organização das Nações Unidas, participando do Conselho Econômico e Social (Ecosoc).
No Brasil, a instituição foi fundada em 1872. No nosso país são aproximadamente 153 mil membros, também conhecidos como confrades (homens) e consócias (mulheres). Aqui a instituição mantém creches, escolas, projetos sociais, lares de idosos, e contato semanal com cerca de 74 mil famílias em necessidade. Em seu trabalho caritativo auxilia diariamente cerca de 30 milhões de pessoas, por meio da dedicação dos cerca de 800 mil voluntários que formam a SSVP.
Essa atuação foi reconhecida com o prêmio “Direitos Humanos – categoria idosos”, oferecido pelo governo federal e também com o recebimento, em 2013, da Medalha do Mérito Legislativo, oferecida pela Câmara dos Deputados.
Sua vida é uma história de doação aos irmãos pobres e de amor a Deus.
SÃO VICENTE DE PAULO
Cuidar de um idoso
é cuidar da memória de um povo.
Hoje com 3.178 m2 de área construída, e passando por uma importante ampliação e modernização do seu espaço, o Lar tem capacidade para abrigar 60 idosas e idosos. Conta com uma Equipe Técnica multidisciplinar e 52 colaboradores internos, que promovem diariamente o bem-estar e a qualidade de vida dos residentes. Além disso, conta com o serviço de voluntários selecionados nas mais diversas atividades e necessidades internas.
Para manter todo esse complexo sistema funcionando perfeitamente, contamos com diversas fontes de recursos: várias formas de doações, convênios, ações sociais, repasses da SSVP, pensões e aposentadorias ou benefícios dos residentes, promoções e outros.
Todo esse trabalho é garantido pela diretoria
voluntária, que atualmente é composta por:
Presidente: Maria Auxiliadora Izidório
1º Vice-presidente: Carlos Alberto de Lima
2º Vice-presidente: Nicolau Augusto de Faria
1ª Secretaria: Sueli Curvelano Alves de Deus
1º Tesoureiro: Emerson Eustáquio Costa
2º Tesoureiro: Sidmar de Souza Parreiras
Diretora Espiritual: Ceci Ferreira Campos
Vice-Diretora Espiritual: Vera Lúcia Rodrigues Pereira
Diretora de Eventos: Maria das Graças Campos
Diretora de Comunicação: Ângela Maria Campos Rabello
Diretor de Projetos: Joaquim Gomes de Fátima
Conselheiro Fiscal: João Zeferino de Sousa
Conselheiro Fiscal: Nilza Costa Silva
Conselheiro Fiscal: Marcelo dos Santos Silva
Suplente Conselho Fiscal: Dalberto Xavier da Silva
Suplente Conselho Fiscal: José Carlos Alves de Souza Avelar
Suplente Conselho Fiscal: Anderson Alves Costa
Você também pode fazer parte da história do Lar Maria Clara e nos ajudar a manter esse projeto.
Entre em contato e saiba mais!
FOTOS: Juarez Rodrigues